Em 2019 conquistamos o 1.o Prêmio da categoria Cereja Descascado, no Concurso Regional de Pardinho, SP. Em 2018 obtivemos o 1.o lugar em Cereja Descascado e o 3.o lugar em Cafés Naturais do município de Torrinha, o que nos levou a concorrer pela terceira vez, em Santos, como um dos finalistas do Prêmio Aldir Alves Teixeira de Melhor Café do Estado de São Paulo. Em 2017 conquistamos o 3.o lugar em Cafés Naturais no concurso regional de Dois Córregos. Em 2014 ganhamos o prêmio de 2.o Melhor Café do Município de Torrinha. Nos anos de 2006 e 2007 obtivemos classificação entre os dez melhores cafés de Torrinha e em 2008 ficamos entre os dez melhores cafés da região Centro Paulista em concursos supervisionados pela Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo.
Estamos voltados para a produção de cafés especiais nas categorias Cereja Descascado e Cafés Naturais. Destinamos a maior parte da nossa área ao cultivo da variedade Catuaí - vermelho e amarelo - e nos últimos plantios introduzimos mudas da variedade Acauã , mais resistente à seca e a doenças como nematoides e ferrugem. O Acauã também tem dado bons resultados na formação dos grãos, com uma perda bem menor do que as variedades tradicionais. É resultado de diversos experimentos nos últimos cinquenta anos e pode ser sintetizado no cruzamento da espécie sarchimor 1668 com o Mundo Novo. Também temos cafezais das variedades Bourbon Amarelo, Mundo Novo e Obatã.
Nosso café e parte de nossa lavoura
Em 2018 uma parte da nossa produção foi adquirida pela Illy Café e exportada para a Itália. Trata-se de uma das maiores processadoras de café do mundo e a número um na produção de café expresso italiano. A Illy somente compra cafés especiais e submetidos a rigorosos testes de qualidade que incluem peneira, umidade, uniformidade dos grãos, acidez, aroma e corpo.
Certificado de Associado
Nosso café é colhido parte com máquina e parte manualmente, no pano, sem contato com o solo. Depois da lavagem vai para o terreiro e é esparramado em camadas finas e homogêneas. A movimentação constante contribui para uma secagem igualada, indispensável para a qualidade final dos grãos. Quando necessário o acabamento é feito no secador a lenha, em temperatura controlada. O resultado deve ser um café com umidade inferior a 11%, de coloração uniforme e aromas agradáveis. Os grãos são armazenados em tulhas de madeira e beneficiados somente no momento da venda.
Florada e Catuaí carregado
Colheita mecânica e Lavador de café
Terreiro e Secador
Somos pequenos produtores, com o objetivo de aumentar o tamanho das nossas lavouras e contribuir para o fortalecimento da região da Cuesta como origem de um café de qualidade e um dos mais promissores do País. Juntamente com outros produtores pretendemos que a Cuesta seja uma das indicações geográficas em que são cultivados os melhores cafés brasileiros.