Tradições Abruzzesi

Na "Aia del Barone" mantivemos os costumes herdados da região do Abruzzo, especialmente na cozinha "mare i monti", uma rica mistura de pratos que combinam os frutos do mar Adriático com a culinária dos bosques e montanhas habitados por descendentes de pastores.

Maccheroni alla chitarra © BY Abruzzo
Maccheroni alla chitarra © BY Abruzzo

O prato clássico do Abruzzo é o maccheroni alla chitarra, uma pasta feita em casa com farinha e ovos e aberta com o materello sobre fios de arame que lembram uma harpa, apelidada pela nossa família de viola. Serve-se com molho de polpa de tomates sem cascas e sem sementes  e uma abundante cobertura de parmeggiano reggiano ou, para quem gosta de um queijo mais picante, o pecorino d'Abruzzo. Também é um símbolo abruzzese o biscoito ferratelli, feito em casa e moldado numa prensa de ferro que vai ao fogo até a massa ganhar consistência. Outro prato finíssimo é "I fiadone",uma torta de três queijos recoberta com massa de farinha de trigo.


Torta I fiadone e Biscoito Ferratelli

No Brasil, ao preparar I Fiadoni , a família optou por adicionar ao pecorino e ao parmeggiano um terço de queijo Minas meia cura,o que torna o recheio mais saboroso. Também aprendemos a colocar algumas uvas passas nos queijos, o que resulta num delicioso contraste de sabores.

O churrasco tradicional abruzzese se chama arrosto misto e junta carnes de boi, porco, frango, cordeiro e linguiça – assadas na brasa e servidas ao mesmo tempo.

Os vinhos típicos do Abruzzo são o Cerasuolo (rosado) e os famosos Trebbiano d'Abruzzo (branco) e o Montepulciano d'Abruzzo ( vendido no Brasil inicialmente como um vinho popular, mas hoje encontrado em marcas premiadas e incluído entre os melhores tintos da Europa).