Nossas origens


Imagens da antiga "Aia del Barone" na Itália


Francesco Suriano

“Aia del Barone” é a centenária denominação do atual bairro Bisceglie, em Roccaspinalveti, na província de Chieti, região do Abruzzo, Itália, numa referência ao nosso bisavô, Francesco Suriano,  conhecido como "Il Barone”.

Não se tratava de um nobre (como chegamos a pensar),  mas assim ficou conhecido por ser uma pessoa generosa com os patrícios. Imigrou para a região de Jaú, SP, no início do século XX e logo teve o apelido abrasileirado para Chico Barão.

Sua primeira atividade foi uma invernada no município de Iacanga, na região de Bauru. Com a chegada do filho mais velho, Ettore, fixou-se em Jaú e mandou vir da Itália a mulher, Carmela e os filhos Rosa e Horácio.

Ettore casou-se com Marietta Raymundo, nascida em São Carlos, de pais abruzzesi, Nicola Raymundo e Antonia Ninni, vindos do mesmo paese de Roccaspinalvetti. O casal teve seis filhos: Carmelita, Oswaldo, José, Onélia, Nair e Nelson.


Famílias Suriano e Raymundo, do apenino abruzzese para a região Centro Paulista

Em homenagem ao patriarca e ao fato de, até hoje, parte da família que permanece em Roccaspinalveti residir no que restou da antiga propriedade adotamos o nome  “Aia del Barone”.